Semana do dia 24 a 28 de maio de 2021
OBA! É DIA DE ACAMPAR!
Olá queridas famílias! Esperamos que estejam todos bem e se cuidando! Também esperamos que todos estejam curtindo e aproveitando as “Atividades que aproximam”, pois elas são pensadas com muito carinho a vocês, para que possamos nos sentir mais pertinho e matar um pouquinho da saudade, que está grande viu?!
Mas vocês sabem que esta Semana é muito especial para a nossa querida cidade de Campo Bom? Por que será? Hmmmmmm a profe vai contar pra vocês, aposto que vão adorar essa notícia!
Estamos na 3° Semana Municipal do Brincar, e nada melhor que deixar a imaginação fluir com as sugestões preparadas para esta semana especial, vamos conferir?
Esta programação foi
pensada com muito carinho para trazer diversão e alegria, além de incentivar o
brincar, que é tão importante na formação das nossas crianças. Então que tal
pedir ajuda de sua família e montar um acampamento super legal? Arme sua
barraca na sala, no pátio, no quarto, onde você quiser e sua família permitir.
Ela pode ser feita com colchões, tecidos, lençóis, embaixo da mesa.... A
criatividade, o espaço e os materiais são de vocês, usem e abusem de sua
criatividade.
E que tal realizarmos
a proposta dessa semana dentro do seu acampamento? Parece divertido não é mesmo?
Na proposta dessa semana vamos falar sobre os cheiros que sentimos por aí...
Hmmmm tem cheirinhos tão bons não é mesmo? Outros nem tanto, mas como é gostosa
essa sensação de podermos explorar e descobrirmos os cheiros de cada elemento.
Primeiramente, a profe separou uma
música bem legal que fala sobre os cheiros que podemos sentir em nossa casa,
bem pertinho da gente e que estão presentes em nosso dia-a-dia. Vamos descobrir
quais são eles? É só clicar no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=oEzSMuHDjF4
Que música animada e
quantos aromas ela nos apresentou. Vocês gostaram? Que tal você começar a
partir de agora a explorar os cheirinhos presentes na sua casa?
Cheirinho de feijão
cozinhando? Hmmmm que delícia!
Cheirinho de casa e
roupas limpas? Que alívio!
Cheirinho de banho
então? Que cheirinho tem o seu shampoo e o seu sabonete? Aposto que são ótimos!
Cheirinho de café
sendo preparado... De canela... Quantos cheiros e possibilidades diferentes!
Atenção família: Aqui vocês podem conversar com a criança sobre todas estas possibilidades e tantas outras que surgirem em sua casa... Os cheiros apresentados na música são apenas uma ideia inicial. Apresentem chás, temperos, cascas de bergamota, apresentem os aromas presentes em sua casa no dia-a-dia e conversem sobre eles: O que você sentiu? Como conseguimos sentir os cheiros? Qual você mais gostou? Qual você menos gostou? Porquê?
E que tal realizar
essa exploração de olhos fechados, tentando adivinhar de qual elemento é o
cheirinho que está sentindo? Uaaaaau, que bacana!
Agora é hora de pedir a ajuda de sua família e mostrar para as profes e colegas um cheirinho que lembre você! Pode ser o seu perfuminho, shampoo, sabonete ou outro aroma que seja marcante e te represente. Registre com fotos e comentários, pois conversaremos sobre eles com os seus colegas do presencial, que também realizarão essa atividade com as suas famílias! Temos a certeza de que esta troca de experiências e saberes será incrível!
Entrem na brincadeira juntamente com as crianças, tenho certeza que vai ser muito divertido e elas vão amar recebê-los em sua barraca. Também, fique à vontade para escolherem qual das ações mencionadas na programação vocês querem fazer em seus acampamentos.
Após se divertirem, contem para nós, aonde vocês gostariam de acampar quando tudo isso passar. Deixem que a imaginação guie vocês !
Objetivos:
O EU, O OUTRO E O NÓS (EO)
(EI02EO02CB-06) Explorar atividades rotineiras, respeitando
a sua própria maturidade através do incentivo, exemplo e experiência.
(EI02EO04CB-03) Desenvolver a linguagem, explorando as
várias demandas da rotina, apontando relatos e experiências, valorizando e
desenvolvendo a linguagem e o estímulo do faz de conta.
(EI02EO03CB-04)
Expressar-se através do brincar simbólico, em pequenos e grandes grupos,
expandindo seu mundo e ampliando seus conhecimentos.
(EI02EO05CB-05) Criar situações do cotidiano, desenvolvendo diferentes papéis que estimulem a imaginação e o faz de conta.
ESCUTA,
FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO (EF)
(EI02EF01CB-05) Oportunizar momentos diários para que as
crianças possam expressar-se oralmente, contando situações do seu dia a dia,
construindo hipóteses sobre diferentes assuntos, expressando suas ideias e
interagindo com colegas e professores.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
(ET)
(EI02ET01CB-04) Descobrir as propriedades dos materiais
através da exploração (cor, sabor, odor, temperatura e tamanho).
(EI02ET01CB-05) Participar da exploração dos elementos da
natureza, através de atividades lúdicas.
(EI02ET03CB-04) Desenvolver os sentidos, aguçando-os
através da exploração das diferentes sensações, resultantes do contato com
diversos materiais e recursos, incluindo os elementos naturais: cheiros, sons,
texturas, sabores e temperaturas.
Depois de se divertirem, aguardamos suas fotos,
comentários e vídeos sobre esta atividade, que poderão ser enviados para o
e-mail da turma:
pedacinhodoceuturman3@gmail.com
Com muito carinho da profe Graci (tarde) e
auxiliar de ensino Bruna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário