Semana do dia 10 a 14 de maio de 2021
CAMINHANDO
SOBRE O TRAÇADO
Olá
queridas famílias! Como vocês têm passado em casa? Está tudo bem?! Esperamos
que sim e que estejam todos se cuidando!
Nesta
semana, a professora preparou uma atividade bem legal para você realizar com o
auxílio da sua família! Os colegas que estão frequentando a escola de forma
presencial também irão realizar esta proposta com a ajuda das professoras, que
legal não é mesmo?!
Vamos lá?! Você irá precisar apenas de um
espaço no chão de sua casa, que pode ser o pátio ou até mesmo um espaço interno
e de um giz de quadro ou fita crepe, ou ainda uma corda, o que vale é que o
chão possa ficar marcado.
Prepararam o material? Então agora é o momento da família entrar em ação, desenhando ou marcando no chão diferentes tipos de traçados. Pode ser traçado reto, traçado em zigue-zague ou ainda traçado curvado. Podem realizar todos eles também para que a proposta fique ainda mais atrativa e a criança possa comparar os caminhos que estará percorrendo, tendo percepções diferentes em cada um deles.
(Imagem disponível em:https://www.tempojunto.com/2016/08/26/10-maneiras-de-brincar-com-fita-crepe/)
(Imagem disponível em:https://br.pinterest.com/pin/394065036148651624/)
Com os traçados prontos, a família pode orientar a
criança a percorrer o caminho. Primeiramente, deixar que ela explore à sua
maneira, depois podem orientá-la que caminhe colocando um pé na frente do outro,
podem alternar a velocidade, ir mais rápido, mais devagar. Ela também pode
manter os braços abertos para aumentar o seu equilíbrio. Ao final da atividade,
podem questionar a criança sobre qual foi o caminho mais fácil, qual foi o
caminho mais difícil e o porquê.
E mais uma ideia, que tal pegar os brinquedos
(bonecas/ bonecos/ carrinhos/ bola/...) para percorrer o caminho?
·
O
EU, O OUTRO E O NÓS (EO)
(EI02EO02CB-02)
Conhecer as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, confiando em suas
ações.
·
CORPO,
GESTOS E MOVIMENTOS (CG)
(EI02CG03CB-01)
Desenvolver as capacidades motoras como deslocamento, postura, lateralidade,
noções de espaço, por meio de propostas lúdicas e significativas, adaptando o
grau de dificuldade, respeitando a individualidade de cada um.
·
ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET)
(EI02ET06CB-02)
Brincar nos espaços internos e externos, explorando diversos movimentos
corporais e experimentando diferentes níveis de velocidade (lento, rápido,
depressa, devagar...).
Depois
de se divertirem, aguardamos suas fotos, comentários e vídeos sobre
esta atividade, que poderão ser enviados para o e-mail da turma: pedacinhodoceuturman3@gmail.comou
whatssap das professoras.
Com muito carinho das profes
Leonara (manhã), Graci (tarde) e auxiliar de ensino Bruna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário