terça-feira, 11 de maio de 2021

CAMINHANDO SOBRE O TRAÇADO

 

Semana do dia 10 a 14 de maio de 2021

CAMINHANDO SOBRE O TRAÇADO

 

Olá queridas famílias! Como vocês têm passado em casa? Está tudo bem?! Esperamos que sim e que estejam todos se cuidando!

Nesta semana, a professora preparou uma atividade bem legal para você realizar com o auxílio da sua família! Os colegas que estão frequentando a escola de forma presencial também irão realizar esta proposta com a ajuda das professoras, que legal não é mesmo?!

 Vamos lá?! Você irá precisar apenas de um espaço no chão de sua casa, que pode ser o pátio ou até mesmo um espaço interno e de um giz de quadro ou fita crepe, ou ainda uma corda, o que vale é que o chão possa ficar marcado.

Prepararam o material? Então agora é o momento da família entrar em ação, desenhando ou marcando no chão diferentes tipos de traçados. Pode ser traçado reto, traçado em zigue-zague ou ainda traçado curvado. Podem realizar todos eles também para que a proposta fique ainda mais atrativa e a criança possa comparar os caminhos que estará percorrendo, tendo percepções diferentes em cada um deles.


                                  (Imagem disponível em:https://www.tempojunto.com/2016/08/26/10-maneiras-de-brincar-com-fita-crepe/)



(Imagem disponível em:https://br.pinterest.com/pin/394065036148651624/)

Com os traçados prontos, a família pode orientar a criança a percorrer o caminho. Primeiramente, deixar que ela explore à sua maneira, depois podem orientá-la que caminhe colocando um pé na frente do outro, podem alternar a velocidade, ir mais rápido, mais devagar. Ela também pode manter os braços abertos para aumentar o seu equilíbrio. Ao final da atividade, podem questionar a criança sobre qual foi o caminho mais fácil, qual foi o caminho mais difícil e o porquê.

E mais uma ideia, que tal pegar os brinquedos (bonecas/ bonecos/ carrinhos/ bola/...) para percorrer o caminho?

 Objetivo (s):

·         O EU, O OUTRO E O NÓS (EO)

(EI02EO02CB-02) Conhecer as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, confiando em suas ações.

·         CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG)

(EI02CG03CB-01) Desenvolver as capacidades motoras como deslocamento, postura, lateralidade, noções de espaço, por meio de propostas lúdicas e significativas, adaptando o grau de dificuldade, respeitando a individualidade de cada um.

·         ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET)

(EI02ET06CB-02) Brincar nos espaços internos e externos, explorando diversos movimentos corporais e experimentando diferentes níveis de velocidade (lento, rápido, depressa, devagar...).

Depois de se divertirem, aguardamos suas fotos, comentários e vídeos sobre esta atividade, que poderão ser enviados para o e-mail da turma: pedacinhodoceuturman3@gmail.comou whatssap das professoras.

Com muito carinho das profes Leonara (manhã), Graci (tarde) e auxiliar de ensino Bruna.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário