Semana do dia 03 a 07
de maio de 2021
Olá
queridas famílias, esperamos que estejam todos bem e se cuidando!
Nesta
semana, gostaríamos de propor uma atividade bastante interessante que, com
certeza irá agregar ainda mais a construção de conhecimento aos nossos pequenos.
Para realizá-la, você irá precisar de: revistas, jornais ou livros (que não
estejam mais sendo utilizados, os quais poderão ser recortados), cola e
tesoura.
Abaixo,
seguem os passos para a construção do quebra-cabeça da figura humana,
acompanhados de registros fotográficos para uma melhor compreensão. Vamos lá?
PASSO
1:Com a ajuda de seus familiares, você irá procurar em
livros, revistas ou jornais gravuras que representem o corpo humano. Vale
encontrar mais de uma para que a brincadeira fique ainda mais divertida e
interessante. Família! Neste momento vocês podem questionar as crianças sobre
as partes do corpo que aparecem nas gravuras, sobre as semelhanças e diferenças
que elas apresentam entre si, se elas representam adultos ou crianças... No caso
da atividade feita pela professora, são 3 gravuras que representam crianças.
PASSO
2: Recortar as gravuras encontradas e colar sobre uma
folha mais dura, pedaço de papelão, caixa de sapato, o recurso que estiver
disponível em sua casa, para que fique mais resistente e fácil de manusear no
momento da montagem do quebra-cabeça. Após isso, recortar a figura em 3 partes.
PASSO
3: Muito bem! Neste momento você já está com seu
quebra-cabeça construído, prontinho para usar e se divertir. Então, é hora de
montar a figura humana. Vale a família ajudar e ir questionando a criança: que
parte do corpo é essa? Qual parte do corpo está faltando? Onde ela está?
Lembrando
que você pode confeccionar mais de um quebra-cabeça, conforme o número de
gravuras que encontrar. A professora confeccionou 3, vocês gostaram?!
OBS: Todas estas imagens do jogo do quebra-cabeça são registros fotográficos
feitos pela professora.
Para desafiar ainda mais a criança, vocês podem
misturar as peças dos quebra-cabeças confeccionados para que ela possa observar
e separar as peças para que assim, consiga montar.
Vamos querer saber como foi este momento!
Objetivo (s):
O
EU, O OUTRO E O NÓS (EO)
(EI02EO02CB-05)
Reconhecer o seu corpo, explorando sua própria imagem corporal, bem como os
movimentos e sensações produzidas por ele.
(EI02EO05CB-06)
Permitir, através do brincar a representação simbólica, respeitando diferenças,
promovendo interações, conversas e relatos.
CORPO,
GESTOS E MOVIMENTOS (CG)
(EI02CG05CB-02)Vivenciar
movimentos manuais por meio de brincadeiras e ações com objetos diversos, como
segurar, recortar, colar, encaixar, construir.
ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET)
(EI02ET05CB-01)
Diferenciar, classificar e nomear objetos de diferentes formas, a fim de
observar diferenças e semelhanças entre eles.
Gostaríamos de aproveitar a
oportunidade e desejar um Feliz Dia das Mães a todas as queridas mamães da
turma do Nível 3. Tenham a certeza de que admiramos todo o esforço e cuidado
com os nossos pequenos. Vocês são seres iluminados e merecem o melhor sempre!
Um beijo carinhoso da equipe do N3!
(Imagem disponível em:https://www.belasmensagens.com.br/dia-das-maes)
Depois
de se divertirem, aguardamos suas fotos, comentários e vídeos sobre
esta atividade, que poderão ser enviados para o e-mail da turma: pedacinhodoceuturman3@gmail.comou
whatssap das professoras.
Com muito carinho das profes
Leonara (manhã), Graci (tarde) e auxiliar de ensino Bruna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário