terça-feira, 4 de maio de 2021

QUEBRA-CABEÇA DA FIGURA HUMANA

 

Semana do dia 03 a 07 de maio de 2021

QUEBRA-CABEÇA DA FIGURA HUMANA

Olá queridas famílias, esperamos que estejam todos bem e se cuidando!

Nesta semana, gostaríamos de propor uma atividade bastante interessante que, com certeza irá agregar ainda mais a construção de conhecimento aos nossos pequenos. Para realizá-la, você irá precisar de: revistas, jornais ou livros (que não estejam mais sendo utilizados, os quais poderão ser recortados), cola e tesoura.

Abaixo, seguem os passos para a construção do quebra-cabeça da figura humana, acompanhados de registros fotográficos para uma melhor compreensão. Vamos lá?

 

PASSO 1:Com a ajuda de seus familiares, você irá procurar em livros, revistas ou jornais gravuras que representem o corpo humano. Vale encontrar mais de uma para que a brincadeira fique ainda mais divertida e interessante. Família! Neste momento vocês podem questionar as crianças sobre as partes do corpo que aparecem nas gravuras, sobre as semelhanças e diferenças que elas apresentam entre si, se elas representam adultos ou crianças... No caso da atividade feita pela professora, são 3 gravuras que representam crianças.

 

PASSO 2: Recortar as gravuras encontradas e colar sobre uma folha mais dura, pedaço de papelão, caixa de sapato, o recurso que estiver disponível em sua casa, para que fique mais resistente e fácil de manusear no momento da montagem do quebra-cabeça. Após isso, recortar a figura em 3 partes.

 

PASSO 3: Muito bem! Neste momento você já está com seu quebra-cabeça construído, prontinho para usar e se divertir. Então, é hora de montar a figura humana. Vale a família ajudar e ir questionando a criança: que parte do corpo é essa? Qual parte do corpo está faltando? Onde ela está?

Lembrando que você pode confeccionar mais de um quebra-cabeça, conforme o número de gravuras que encontrar. A professora confeccionou 3, vocês gostaram?!


OBS: Todas estas imagens do jogo do quebra-cabeça são registros fotográficos feitos pela professora.

Para desafiar ainda mais a criança, vocês podem misturar as peças dos quebra-cabeças confeccionados para que ela possa observar e separar as peças para que assim, consiga montar.

Vamos querer saber como foi este momento!

 

Objetivo (s):

O EU, O OUTRO E O NÓS (EO)

(EI02EO02CB-05) Reconhecer o seu corpo, explorando sua própria imagem corporal, bem como os movimentos e sensações produzidas por ele.

(EI02EO05CB-06) Permitir, através do brincar a representação simbólica, respeitando diferenças, promovendo interações, conversas e relatos.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG)

(EI02CG05CB-02)Vivenciar movimentos manuais por meio de brincadeiras e ações com objetos diversos, como segurar, recortar, colar, encaixar, construir.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET)

(EI02ET05CB-01) Diferenciar, classificar e nomear objetos de diferentes formas, a fim de observar diferenças e semelhanças entre eles.

            Gostaríamos de aproveitar a oportunidade e desejar um Feliz Dia das Mães a todas as queridas mamães da turma do Nível 3. Tenham a certeza de que admiramos todo o esforço e cuidado com os nossos pequenos. Vocês são seres iluminados e merecem o melhor sempre! Um beijo carinhoso da equipe do N3!

(Imagem disponível em:https://www.belasmensagens.com.br/dia-das-maes)


Depois de se divertirem, aguardamos suas fotos, comentários e vídeos sobre esta atividade, que poderão ser enviados para o e-mail da turma: pedacinhodoceuturman3@gmail.comou whatssap das professoras.

Com muito carinho das profes Leonara (manhã), Graci (tarde) e auxiliar de ensino Bruna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário